Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 63,6 milhões de consumidores terminaram o primeiro semestre inadimplentes por conta de atrasos no pagamento de contas.
O número representa 42% da população adulta de todo o país.
Quando a comparação é feita entre junho deste ano e o mesmo período do ano passado, o avanço apontado foi de 4,07%.
Essa é a nona alta seguida na série histórica do indicador.
O aumento da inadimplência também é notada na passagem de maio para junho de 2018, sem ajuste sazonal, quando houve elevação de 0,61% no volume de consumidores com contas a pagar.
O levantamento mostra que houve alta no volume de inadimplentes em todo o Brasil.
Mais da metade das pendências em aberto são com bancos e instituições financeiras.
Dívidas bancárias, como cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, por exemplo, foram as que apresentaram a maior alta no último mês.
O crescimento foi de 7,62% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Contas como água e luz representaram 6,69% no volume de atrasos de pagamentos.
Já contas de telefone, internet e TV por assinatura aumentaram 3,57% em junho de 2018.
Por outro lado, as compras feitas no boleto ou crediário no comércio foi o único segmento que registrou queda na quantidade de atrasos. O recuo, nesse caso, foi de 9,24% em junho.
As informações da pesquisa foram verificadas nas capitais e interior de 26 estados e o Distrito Federal.
A margem de erro dos números é de aproximadamente 4 pontos percentuais, enquanto o índice de confiança chega a 95%.
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