O Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina realiza reunião na próxima sexta-feira, 09h, no auditório do SENAI Chapecó.
Na pauta as alternativas para a viabilidade da rota do milho, entre Brasil, Argentina e Paraguai, e melhorias para o Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso.
O tema Rota do Milho surgiu em 2016, no Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina, iniciativa do Governo catarinense, do Sebrae/SC e das entidades ligadas ao agronegócio, com participação do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento, e volta ao debate.
O projeto consiste em buscar no Paraguai o milho para abastecer a imensa cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura industrial catarinense.
Agora com a implantação da conexão transfronteiriça, o produto seguirá o seguinte roteiro: será adquirido nos Departamentos de Itapua e Alto Paraná (Paraguai), passará pelo porto paraguaio de Carlos Antonio Lopez, atravessará o rio Paraná em balsas, entrará em território argentino pelo porto de Sete de Agosto e seguirá até a divisa com o Brasil, sendo internalizado pelo porto seco de Dionísio Cerqueira.
Outro tema, o aeroporto, a intenção do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste, é ampliar o número de voos e tornar os preços mais acessíveis.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), encaminhou um ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), solicitando auxílio para minimizar os problemas causados pelo fechamento da Avianca.
Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!