Facebook
FoneFone: (49) 3361-3110

Decreto do governo do estado, regulamenta produção de queijo artesanal de leite cru em Santa Catarina

Decreto do governo do estado, regulamenta produção de queijo artesanal de leite cru em Santa Catarina

A legislação trata como queijo artesanal aquele elaborado com leite cru recém-ordenhado na própria propriedade rural, beneficiado por meio de métodos tradicionais, que mantenham as características histórico-culturais e regionais, vinculados ao território de origem, com uso de mão de obra predominantemente familiar, produzido conforme tipo e variedade definidos em Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ).

O queijo artesanal tradicionalmente elaborado com leite cru deve ser maturado por período mínimo de 60 dias, sob temperatura superior a 5° C.

Além do leite cru, podem ser matéria prima para produção do queijo artesanal: condimentos naturais, corantes naturais, coalhos/coagulantes, sal (cloreto de sódio ou outro que exerça a mesma função), fermentos e outras substâncias de origem natural, sendo permitida a utilização de aditivos descritos nas receitas originais.

Cada tipo de queijo artesanal terá um Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), ou seja, os padrões de identidade  e os requisitos mínimos de qualidade para cada tipo de queijo artesanal.

Os queijos serão classificados de acordo com a matéria gorda, teor de umidade e maturação.

 

Crédito imagem: http://engeplus.com.br



NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!


Fale conosco

Entre em contato conosco, envie suas sugestões.

(49) 3361-3110
(49) 3361-3120